Desfralde

O desfralde é um momento bem marcante em nossas vidas como mães e na vida das crianças. Muitas mãe tem dúvidas de quando iniciar o processo de desfralde da criança. É preciso observarmos o comportamento delas, a Hasya por exemplo após os 2 anos começou a ir pra debaixo da mesa pra fazer cocô…kkkkkkkkkkkkk…teve vezes dela ir pra trás da cortina pra fazer, um outro cômodo da casa, e ficava arisca, não deixava ninguém tocá-la, era muito engraçado! Outra coisa que ela fez foi começar a pedir pra eu trocá-la após fazer xixi e cocô. Esse tipo de comportamento que a criança tem são um indícios de que se pode começar o desfralde, pois a criança já tem consciência de que precisa eliminar alguma coisa de dentro delas…hauhauhauauau

Comecei o desfralde diurno quando ela tinha mais ou menos 2 anos e 6 meses,  e aconteceram os temidos acidentes, xixi e cocô na roupa e no chão, haja estômago! rs…meu maior medo era ela passar cocô no sofá, na cama, nos móveis, na parede, mas graças a Deus não aconteceu, ela também tinha nojo…glória a Deus! hahahah…como eu disse no vídeo, a coloquei direto no vaso, até que o xixi foi tranquilo pra ela fazer, mas o desfralde total realmente é um processo. O cocô é mais difícil, até hoje ela não gosta de fazer cocô no vaso e recentemente aconteceram alguns acidentes, ela fez na roupa. Conto um pouquinho do processo no vídeo abaixo:

Depois de uma semana que eu havia tirado a fralda de dia, tentei tirar a noite, mas ela acabou fazendo xixi no berço, ainda bem que o colchão tem um plástico grosso protetor, mas molhou a roupa de cama, suas roupas e cabelo, tadinha! Então decidi tirar mais pra frente, prorroguei até os 3 anos. Graças a Deus ela aprendeu a segurar o xixi durante a noite, eu a coloco pra fazer xixi antes de dormir e quando ela acorda é a primeira coisa que eu faço.

A Hasya é uma criança muito ativa, e se a brincadeira tiver muito boa, ela segura o xixi e já aconteceu dela fazer nas calças depois de ter aprendido tudo porque não queria perder tempo indo fazer xixi no vaso. Bom, essas coisas acontecem, mas a gente vai orientando…já fiquei brava por ela já saber fazer xixi no vaso há bastante tempo e não pedir, a gente se estressa as vezes, normal.

Pra mim o maior desafio do desfralde é o cocô, até hoje. Ela segura muito pra fazer cocô no vaso e só faz quando não tem mais como segurar. Sempre digo a ela que fico feliz quando ela faz cocô no vaso, isso a motiva, ela me pergunta se eu estou feliz quando ela acaba de fazer, eu faço muita festa! rs…

Um desafio que ainda não venci é sair com ela sem fralda. Tenho muito nojo de banheiros públicos, medo de bactérias, medo de deixá-la sentar num vaso onde muitas pessoas usam, bom, não sei quando terei coragem…rs…

Todas as etapas da criança são maravilhosas, inclusive o desfralde. Me lembro como fiquei emocionada quando ela fez xixi e cocô no vaso pela primeira vez…fico feliz de poder acompanhar todas as fases do desenvolvimento da minha filha, é um privilégio inigualável! Nunca quis colocar babá, quero ser a primeira a fazer e acompanhar tudo, faço questão disso, trabalhar por conta própria tem essa vantagem…a gente trabalha em dobro, mas pode levar o filho para o trabalho, e isso não tem preço. Não sou uma mãe perfeita, mas sou uma mãe presente e amorosa…faço questão de estar em todos os momentos com ela e curtir cada um deles.

E você, já desfraldou seu filho(a)? Me conte como foi aqui nos comentários, vou amar saber! Bjs amores! <3